Sobre o Instituto Tocar  
 

O Instituto Tocar é uma ONG que trabalha em especial na conscientização da importância da afetividade, do desenvolvimento emocional e da convivência familiar. Desde 2001 atua na implementação e na difusão de terapias do toque, tais como a técnica de massagem Shantala, terapias em grupo e outros métodos integrativos de assistência à saúde nas comunidades em situação de risco social. O foco do Tocar são as crianças que estão sob medida protetiva de acolhimento nos abrigos do Distrito Federal e Creches Sociais.

O trauma causado pelo abandono ou pela história de vida dessas crianças desencadeia uma fragmentação emocional, psíquica e social, dificultando o processo de relacionamento dessas com o mundo em sua volta e com os processos emocionais futuros.

No Distrito Federal, os programas de capacitação do Tocar já formaram mais de 4 mil Agentes Voluntários. O instituto Tocar promove seminários, oficinas e cursos de sensibilização sobre o ato de tocar e a interação social para pais e professores. Oferece também palestras de motivação e conscientização em empresas e comunidades sobre o mesmo tema e Legado social.

Tem como visão de futuro a construção de uma sociedade mais consciente do cuidado com o ser humano, suas relações e conseqüências.



Campanha 2015: Um Toque de Humanidade - Um Ato de Carinho!



Doe e colabore com o Projeto Tocar

O Instituto Tocar atualmente se mantem através de doações da sociedade e das verbas obtidas pelos cursos ministrados pelos terapeutas voluntários associados ao projeto. Com essa enorme gratidão a todos aqueles que nos ajudam, conseguimos manter nossa sede e o Projeto Tocar por mais de treze anos. No entanto, acreditamos que podemos ampliar o número de crianças e famílias beneficiadas com as nossas ações e para isso contamos com a sua colaboração para que possamos atingir as nossas metas.

Colabore com o projeto: Conta corrente Banco do Brasil
AG: 2944-0
C/C: 9612-1



Entendendo um pouco mais sobre a Terapia do Toque

Pesquisas realizadas por psiquiatras e neurocientistas da Universidade de Washington em Saint Louis (EUA) comprova que o ato de tocar é destacado como uma necessidade biológica, que influencia no comportamento e na inteligência e é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, principalmente na infância quando a autoestima da criança e a capacidade de interação social são estabelecidas.

O Instituto de Pesquisa do Toque da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami comprova o valor clínico da massagem infantil e sobre a “biologia do toque”.

A linguagem dos sentidos, na qual podemos ser todos socializados, é capaz de ampliar a valorização do outro e do mundo em que vivemos. Tocar é de significado fundamental para o desenvolvimento físico e comportamental assim como de relacionamentos emocionais, afetivos e sociais saudáveis.

O ato de tocar e o amor estão intimamente conectados, a pessoa aprende a amar não com instruções, mas, sendo amada.


Novo Endereço TOCAR 2015

O Nosso novo endereço:
SGAN 914 Conjunto "F" Módulo "C" Casa 15 - Asa Norte - Brasília - DF
Entrada pela portaria do SOS ALDEIAS INFANTIS BRASIL - (Portão azul entre o colégio ARVENSE e o colégio Renascença).

Telefone: (61) 3347-2009/8172-1901

Realizações


Regina Almeida no Cozinhando com dona Íris




Voluntários usam a terapia do toque para cuidar de crianças vítimas de violência

Reportagem exibida em 17 de setembro de 2012, no Bom Dia DF da Rede Globo.

Link para o vídeo completo
Entidade promove cultura de paz e redução de neurose com técnicas de massagem

Um simples toque com carinho pode transformar vidas. Com base em estudos que comprovam essa teoria, o Instituto Tocar atende 345 pessoas. A entidade brasiliense, fundada em 2001, capacita agentes sociais para promover o desenvolvimento humano tendo o carinho como principal ferramenta. O trabalho consiste em técnicas de massagem e contato físico, além de palestras e oficinas.

Reportagem exibida em 26 de setembro de 2012, no Notícias Supren da TV Supren Brasília.



Lançamento do livro "Recriando o caminho com a consciência"
Autora: Regina Almeida
Toda a venda do livro é destinada aos projetos sociais do Tocar, visando o desenvolvimento de uma vida com qualidade, consciência e prosperidade.

[+] Saiba mais sobre o livro

Parceiros

Desenvolvimento: Bia Barros e Nanda Barreto
Manutenção: Thiago Silva e Pedro Santos :)